#DicadeNatal: Feliz Natal

bom-filmeNatal de 1914, em plena 1ª Guerra Mundial. A neve e presentes da família e do exército ocupam as trincheiras francesas, escocesas e alemãs, envolvidas no conflito. Durante a noite os soldados saem de suas trincheiras e deixam seus rifles de lado, para apertar as mãos do inimigo e confraternizar o Natal. Assista ao trailer:

Feliz Natal, que foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, é baseado na trégua de Natal ocorrida durante a Grande Guerra de 1914 entre franceses, britânicos (escoceses) e alemães, mostrada sob o ponto de vista de um padre anglicano, um tenente francês, um tenor alemão e sua companheira. O nome já é intrigante, ao sabermos que Feliz Natal se trata de um filme de guerra, e a sinopse faz qualquer um querer conferir algo tão inusitado, ainda mais com o conhecimento de tal fato ter acontecido de verdade. Sempre pensei que situações do tipo devem ocorrer em guerras, afinal a maioria ali está lutando por obrigação, não deve pensar que os outros são inimigos, e passam pelas mesmas aflições, dores e perdas. Há muito em comum entre aqueles homens que estão de lados opostos lutando por interesses alheios à sua vontade.

joyeux-noeaal-2005-18-g

O filme retrata bem o acontecimento extraordinário daquele ano, que serviu ainda para que corpos de soldados mortos pudessem ser levados para a tropa de seus países para serem enterrados. Feliz Natal faz você sentir raiva, rir e chorar de felicidade ao mesmo tempo ao ver os soldados confraternizando, cantando, trocando presentes, recordações e até jogando futebol e faz também morrer de apreensão esperando um tiro vir de qualquer lado, por exemplo, e estragar tudo.  Decidi escrever porque, como eu já esperava, acendeu em mim uma fagulha de esperança na humanidade, mesmo que tenha acontecido há tantos anos atrás. Odeio me sentir assim esperançosa (embora saiba que vai passar logo), mas é o que tem pra hoje.

joyeux-noel

Enfim, vou deixar links caso você queira saber mais a respeito dessa trégua e refletir sobre esse sentimento de comunhão e solidariedade que aflora no final de cada ano e deveria permanecer durante o ano inteiro mas não permanece. É aí que a esperança morre de novo…quando se trata de pessoas é melhor não se empolgar muito, né. Entretanto, abrirei esse parêntese em homenagem a todos aqueles que pararam a guerra e confraternizaram na noite de Natal.

joyeux-noel.jpg

Um bom filme e Feliz Natal pra você!

Siga nossas redes e não perca nada!
Facebook | Instagram | Twitter | Filmow | Google +


Título original: Joyeux Nöel (França | Alemanha | Reino Unido | Bélgica | Romênia | Noruega | Japão | EUA, 2005)

Roteiro e Direção: Christian Carion

IMDB: 7,8

Anúncios

Comentários

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s