Ed Wood

bom-filme

Ed Wood (Johnny Depp) é um produtor e diretor de filmes trash e ficção científica, que usa da inventividade para fazer frente aos parcos recursos técnicos e orçamentários dos quais dispõe. A história se passa na década de 1950, quando Ed se envolve com um grupo de atores desajustados, entre os quais estava Bela Lugosi (Martin Landau), já em final de carreira. Assista ao trailer:

Por que assistir?

“Saudações, meu amigo. Você está interessado no desconhecido, no misterioso, no inexplicável. E é por isso que você está aqui. E agora, pela primeira vez estamos trazendo à você toda a história do que aconteceu. Estamos dando a você todas as evidências, baseadas apenas no testemunho secreto das almas sofridas que sobreviveram a essa experiência terrível. Os incidentes, lugares… Meu amigo, não podemos mais manter esse segredo. Será que seu coração aguenta os fatos chocantes da verdadeira história de Edward D. Wood Jr.?” – Criswell (Jeffrey Jones)

Assim começa Ed Wood, filme de 1994 produzido e dirigido por Tim Burton sobre aquele que foi considerado por muitos críticos como “o pior cineasta de todos os tempos”. Baseado no livro Nightmare of Ecstasy: The Life and Art of Edward D. Wood , de Rudolph Grey, Ed  Wood foi rodado em preto e branco e conta com nomes como Martin Landau, Patricia Arquette, Sarah Jessica Parker, Bill Murray, Joffrey Jones e Johnny Depp, que vive o protagonista-título, que na década de 1950 produzia filmes de ficção científica de baixo orçamento e qualidade duvidosa. Acompanhamos o diretor em sua busca por financiamento para suas obras, bem como os bastidores da produção de Glen ou Glenda, A Noiva do Monstro e Plano 9 do Espaço Sideral (seus filmes de maior destaque) e sua relação de companheirismo com os amigos e atores desconhecidos ou decadentes que topam fazer parte de seus projetos. Entre eles estão sua namorada, Dolores Fuller (Sarah Jessica Parker), e  Bela Lugosi (Martin Landau), o Drácula do filme de 1931, já em final de carreira e esquecido por Hollywood.

ed-wood.jpg

Ed Wood é o filme mais subestimado de Tim Burton, embora tenha conquistado o Oscar nas categorias ator coadjuvante (Martin Landau) e maquiagem, e ainda concorrido à Palma de Ouro no Festival de Cannes (é o meu preferido do Burton, depois de A Noiva Cadáver). Burton homenageia Ed Wood de uma maneira incrível, reproduzindo cenas impecavelmente, nos mostrando a paixão que Wood nutria pelo cinema e o empenho inesgotável em dar vida a suas histórias. A atuação de Johnny Depp consegue transmitir no olhar e no sorriso todo o encantamento e entusiasmo do cineasta em cada detalhe do que fazia, desde a elaboração do roteiro até a exibição, mesmo que passe a maior parte do tempo sendo rejeitado e ridicularizado.

edwood05.jpg

O filme também serve como reverência a filmes trash, sem espaço na grande indústria, mas que não têm medo ou vergonha de serem o que são; e daí que não temos orçamento ou talento? Vamos reaproveitar trechos de outras sobras, inventar histórias mirabolantes, juntar em cenas sem sentido e filmar mesmo assim; o que importa é colocar a criatividade – e a paixão desmedida pela 7ª arte – pra fora. Assim foi Ed Wood, que ainda ousou abordar o tema da transexualidade em plenos anos 1950, interpretando o papel principal em Glen ou Glenda (1953), onde exibia seu gosto real de se vestir de mulher.

Ed-Wood_1994-2.png

Observações:

Hoje Ed Wood completaria 92 anos se estivesse vivo. Infelizmente o “pior cineasta do mundo” foi consumido pela depressão e pelo alcoolismo devido às dificuldades financeiras e sem a fama esperada. Ele faleceu em 1978 aos 54 anos, vítima de ataque cardíaco pouco tempo após ter sido despejado do apartamento em que vivia. Onde quer que ele esteja agora, espero que saiba do culto póstumo à sua figura, que se propagou depois dos anos 1980 e com a ajuda dessa biografia realizada por Tim Burton, que viu nele uma fonte de inspiração pessoal. Você sabia que Edward: Mãos de Tesoura tem esse nome em homenagem a Edward Davis Wood Jr? Pois é.

ed-wood.jpg

Ed Wood

Um bom filme pra você!

Siga nossas redes e não perca nenhuma dica!
Facebook| Instagram | Twitter | Filmow | Google +


Título original: Ed Wood (EUA, 1994)

Direção: Tim Burton

Roteiro: Scott Alexander  | Larry Karaszewski

Gênero: Drama | Biografia

IMDB: 7,9

Anúncios

Um comentário sobre “Ed Wood

Comentários

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s