Pequena Miss Sunshine

Uma estrada, uma kombi caindo aos pedaços e um concurso de beleza. É o que espera uma família com nada em comum numa jornada de Albuquerque, no Novo México, até a Califórnia. A razão para enfrentar o longo caminho é a pequena Olive, que sempre sonhou participar e vencer o Pequena Miss Sunshine.

Assista ao trailer:

 

OBS: Tem na Netflix

Contém spoilers

Olive Hoover (Abigail Breslin), 7 anos, acaba de receber a notícia de sua classificação para o concurso Pequena Miss Sunshine, onde a beleza e habilidades artísticas de garotas de sua idade são avaliadas e julgadas, como num concurso qualquer de miss. Morando no Novo México, a família de Olive se reúne numa viagem por mais de 1.000 Km para a Califórnia a fim de realizar o sonho da menina: o pai, Richard (Greg Kinnear), vendedor de programas motivacionais de auto-ajuda; a mãe, Sheryl (Toni Collette), preocupada com a situação financeira familiar e com o irmão Frank (Steve Carrell), que vai ficar com eles após tentar o suicídio vendo sua vida pessoal desmoronar ao não ter o amor por um aluno correspondido e perder o emprego; o irmão, Dwayne (Paul Dano), que fez um voto de silêncio até conseguir ingressar na Força Áerea, e o avô, Edwin (Alan Arkin), expulso de uma casa de repouso para idosos por usar heroína . Juntos, e levando seus problemas e diferenças na bagagem, eles embarcam na velha Kombi amarela da família rumo à Califórnia.

Pequena Miss Sunshine é um roadmovie indie norte-americano de baixo orçamento que concorreu a 4 Oscars em 2007 (incluindo melhor filme e atriz coadjuvante – Abigail Breslin), vencendo nas categorias ator coadjuvante (Alan Arkin) e roteiro original (Michael Arndt). Nele, acompanhamos essa família desajustada e peculiar numa viagem cheia de imprevistos e situações que passeiam entre a bizarrice, a comicidade e o drama, sempre com um tom leve e estabelecendo críticas sobre padrões e cobranças sociais e lições sutis sobre convivência, frustrações, aprender com o sofrimento, a importância de enfrentar os medos/desafios e não desistir sem tentar. Vemos Richard tentando impor o programa de vencedores, embora ele mesmo não seja bem sucedido em aplicar suas instruções; Frank, que sempre exalta sua inteligência excepcional mas não obtém sucesso na carreira e no amor; Dwayne, que demonstra desprezo pela excêntrica família; o avô, que foge do clichê de um velhinho sereno e recatado que usa drogas, fala palavrão e sacanagem com frequência, ao mesmo tempo em que elabora a coreografia de Olive para o concurso e ajuda nos ensaios.

No meio disso, a fofíssima Olive, que mesmo a par das dificuldades da família, segue em sua espontaneidade e inocência querendo apenas realizar seu sonho de se tornar a nova Miss Sunshine, ainda que não se encaixe nas exigências da competição, com seus imensos óculos, uma charmosa pancinha e uma dança que….bom, não estragarei a surpresa. A kombi também vira um personagem, e o fato de todos sempre terem que descer para empurrá-la juntos serve como uma grande representação acerca da comunhão forçada da família Hoover. Quando chegamos no concurso e vemos a artificialidade (e o ridículo) dos valores que são levados em consideração pela sociedade (fiz as mesmas caras que Richard faz ao ver as crianças adultizadas com pesada maquiagem, penteados absurdos e roupas extravagantes), entendemos que as falas de um dos personagens expressam bem a lição tirada de tudo aquilo: “Sabe de uma coisa? Danem-se os concursos de beleza! A vida é um concurso de beleza atrás do outro: escola, faculdade, traabalho. Dane-se tudo isso, se eu quiser algo, eu vou achar um jeito de realizar. Faça aquilo que ama e dane-se todo o resto”.

Um bom filme pra você!

 

Siga nossas redes e não perca nada!
Facebook| Instagram | Twitter | Filmow| Google +


 

Título original: Little Miss Sunshine (EUA, 2006)

Direção: Jonathan Dayton | Valerie Faris

Roteiro: Michael Arndt

Gênero: Comédia | Drama

IMDB: 7,9

 

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s