Procura-se um Amigo para o Fim do Mundo

Dodge (Steve Carell) foi abandonado pela esposa após descobrir que um meteoro se chocará com a Terra em um curto espaço de tempo. Seus planos de viver alguns dias de amor enquanto o fim se aproxima começam a se realizar, quando ele se aproxima de sua vizinha (Keira Knightley), que se convida a participar da – antes solitária – jornada, carregando nada além de seus discos favoritos.

Assista ao trailer:

https://youtu.be/WAC4dvqZEpU

OBS.: Tem na Netflix

Fiquei sabendo que o mundo acaba hoje (veja a matéria aqui) e como espero ansiosamente por esse momento desde o ano 2000, estou torcendo pra ser verdade dessa vez. Os anunciadores do apocalipse infelizmente não falaram nada sobre meteoros, apenas que “o céu se tornará negro, a lua vermelha, as estrelas cairão na terra e os montes derreterão como se fossem feitos de cera” e “haverá ainda chuva de granizo com pedras de gelo de 50 quilos”. Bom, o céu fica negro toda noite, já vimos a lua ficar vermelha há alguns meses e o gelo já está derretendo há um bom tempo sem que façam o alarde necessário; só me resta fazer das pedras de gelo meus meteoros e aguardar a extinção do planeta e da humanidade fazendo o que mais gosto: assistir a filmes e séries!

O  texto a seguir contém spoilers

Aproveitando a temática apocalíptica, recomendo um filme que pra falar a verdade eu nem gosto tanto, mas que pelo diferencial na abordagem acredito que vale a indicação (e não dá pra ignorar uma pegada indie – ainda mais escrita e dirigida por uma mulher). Não espere efeitos especiais, destruição em massa, nem heroísmos aqui. Procura-se um Amigo para o Fim do Mundo é uma comédia light, sutil e com um romance suave; nada de momentos extremamente hilários e melosos e sim situações por vezes risíveis e romantiquinhas, de leve. Dodge (Steve Carell) ouve no rádio, acompanhado pela esposa, que a missão para evitar a colisão de um meteoro de 112 Km com a Terra falhou e portanto o mundo acabará em 3 semanas. Ao ouvir a notícia, a mulher abandona Dodge e os amigos ficam tentando arranjar alguém que faça companhia para ele até o último dia, porém Dodge não quer nada disso. Só que Penny (Keira Knightley), uma vizinha, aparece chorando em sua janela e ele a conforta, iniciando uma amizade.

Penny se arrepende de ter escolhido ficar com o namorado Owen (Adam Brody) em vez de ir ver a família, e chegar até os pais a tempo seria praticamente impossível, com as companhias aéreas encerrando as atividades. Dodge revela conhecer alguém que tem um avião e Penny vai com ele, deixando Owen. Após descobrir que teve um papel fundamental em um desencontro na vida de Dodge, Penny tenta se redimir o levando ao encontro de uma antiga namorada. Os dois seguem viagem em boa parte do filme, o que me incomoda um pouco por efetivamente não acrescentar muita coisa à trama. Acho também que acabam saindo da proposta do título e forçando algo que a gente nem vê se desenvolver, quando poderiam focar muito mais na amizade e no benefício que um acaba por proporcionar ao outro apenas por terem se conhecido, sem precisar avançar a  outro nível (mas ok, eu entendo e aceito a poética de se apaixonar pouco antes de morrer).

Incômodos à parte – afinal eu não tenho que ficar sofrendo pelo que o filme poderia ter sido ou como eu gostaria que fosse – Procura-se um Amigo para o Fim do Mundo é uma experiência agradável em sua maior parte, os diálogos sendo o ponto alto do roteiro, nos fazendo refletir em alguns momentos. “Invisto minha energia nos lugares errados e meu tempo nas pessoas erradas” gerou identificação imediata (quem nunca?!) e o instante em que Dodge fala que sempre soube que a vida dele acabaria cedo demais também: “Nunca me vi como um velho” (eu sempre achei que morreria aos 19, agora acho que será aos 33). No mais, é legal ver a forma como cada um encara a notícia do fim do mundo: alguns agem como se nada estivesse acontecendo, outros fazem porra-louquices, outros só querem estar perto de quem amam. E você, o que fará se o mundo acabar hoje?

Um bom fim do mundo pra você!

Siga nossas redes e não perca nada!
Facebook| Instagram | Twitter | Filmow| Google +


Título original: Seeking a Friend for the End of the World (EUA, 2012)

Direção e Roteiro: Lorene Scafaria

Gênero: Comédia | Drama | Romance | Aventura

IMDB: 6,7

Comentários

