#1bomcurta: Esboço para Fotografia

“Quando eu tinha seis anos, eu vi um homem bem velho andando devagar. Nesse dia eu fiquei pensando o que aconteceria se eu ficasse velho muito rápido, quase sem perceber”, diz um garotinho no início do curta. Em seguida o garoto decide tirar muitas fotos de qualquer coisa que lhe chamasse atenção ao longo da vida, a fim de guardar para quando envelhecesse. Infelizmente o garoto percebe que cometeu um erro ao tirar as primeiras fotografias, ao não encaixar o filme direito, perdendo assim alguns momentos e sem poder voltar atrás para consertar sua falha. Ele então passa a acreditar que o passado era inútil e só o presente importava, se preocupando em tomar sempre as decisões certas. Mas como saber o que era certo? Com o tempo ele começa a se questionar se de fato escolheu corretamente, e que rumos a vida teria tomado se tivesse feito diferente e seguido planos que havia deixado pra trás. Quem ele seria? Onde estaria? Saberia reconhecer a vida que gostaria de ter levado caso pudesse rever e mudar seus caminhos?

Esboço para Fotografia é um curta de 15 minutos, feito pelo brasileiro Bruno Carneiro em 2008. A fotografia de Eduardo Ruiz é linda (levou o prêmio de melhor fotografia na Jornada Internacional de Cinema da Bahia) e o roteiro, apesar de não trazer uma mensagem nova, é executado de forma pertinente e bastante original, tranformando pensamentos em imagens literais. Ele nos leva às mesmas reflexões do personagem. Já me peguei olhando fotos antigas e me perguntando o que eu pensava na época, que sonhos tinha, o que achava que me tornaria, o que estaria fazendo aos 31 anos. Penso na pessoa que eu seria hoje caso tivesse feito escolhas diferentes. Poderia estar vivendo melhor, mas também poderia ter sido bem pior; às vezes concluo que fiz tudo errado e não dá mais tempo de mudar; outras acho que ainda tenho muito tempo para fazer coisas que deixei de fazer e o que mais vier. De qualquer forma, todos os caminhos pelos quais passei me definem, me fizeram ser quem eu sou hoje, e tal como o personagem eu não sei se isso é bom ou ruim. Fato é que estou aqui e quanto mais paro pra pensar no que poderia ter sido em vez de seguir em frente (afinal, o que me resta?), mais o tempo passa e eu também vou envelhecendo sem perceber.

Assista:

 

Um bom curta pra você!

 

Siga nossas redes e não perca nada!
Facebook| Instagram | Twitter | Filmow| Google +


 

Título original: Esboço para Fotografia (Brasil, 2008)

Direção e Roteiro: Bruno Carneiro

 

 

 

Comentários

