Dia do Amigo

Já virou costume por aqui prepararmos dicas para homenagear alguém ou comemorar alguma data. Hoje, no Dia do Amigo, trouxemos dicas especiais sobre o tema. Tem filme, claro (alguns foram poupados para serem recomendados com mais profundidade em outras ocasiões), mas também tem série, jogo, anime, livro, hq…Confira!

#1bomfilme: Até a Eternidade

maxresdefault (1).jpg

Sinopse: “A história de um grupo de amigos que, apesar de um evento traumático, decidem manter as férias anuais na praia. A relação entre eles, suas convicções, senso de culpa e amizade serão levados às últimas consequências. Finalmente, eles serão forçados a confessar as mentiras que têm contado uns aos outros.” É bem complicado escolher um entre tantos filmes que falam sobra a amizade, e exemplares como Conta Comigo, Os Goonies, Thelma e Louise, Sempre Amigos, Agora e Sempre ou Tomates Verdes Fritos obviamente estão em minha lista de sugestões, mas como representante de todos eles e tão bom quanto, escolhi Até a Eternidade, uma dramédia francesa de 2010, que mostra a relação de um grupo de amigos após um deles sofrer um grave acidente e ficar na UTI. Os demais entram em um dilema se continuam ou não a viagem de férias de 30 dias que tinham programado e assim acompanhamos a convivência problemática do grupo, formado por pessoas tão reais e imperfeitas quanto nós. O filme conta com um plano-sequência inicial deslumbrante e o elenco (Jean Dujardin, François Cluzet, Marion Cotillard, Benoît Magimel, Gilles Lellouche etc) é tão bom que você nem sente o peso de seus 154 minutos de duração. Assista ao trailer aqui.

#1boasérie: Happy Endingshappyendings

Sinopse: “Um grupo de seis amigos que vivem em Chicago tem sua amizade ameaçada quando um dos casais, Alex (Elisha Cuthbert) e Dave (Zachary Knighton), cancelam o casamento em pleno altar. O restante do grupo é formado por Jane (Eliza Coupe), a controladora irmã de Alex, seu marido Brad (Damon Wayans Jr.), Max (Adam Pally), o amigo de infância de Dave e Brad assumidamente gay, e Penny (Casey Wilson), a amiga solteira e desesperada para arrumar um marido. Mesmo após o traumatizante rompimento, Dave e Alex decidem continuar amigos e tentar a todo o custo manter o resto do grupo unido, mas isso pode ser mais difícil do que parece.” Happy Endings foi uma série produzida pelo canal ABC em 2011 e durou até 2013, tendo 3 temporadas e 57 episódios. Óbvio que se tratando de grupo de amigos séries como Friends, How I Met Your Mother, Seinfeld não devem ser esquecidas, mas decidi recomendar algo para quem quer sair do óbvio, embora o plot seja parecidos com as outras. Saiba os principais motivos para conferir Happy Endings clicando aqui e a ordem em que os episódios da 1ª temporada devem ser assistidos aqui.

#1bomanime: Honey & Clover

FFxZYjg.jpg

Sinopse: “Honey & Clover conta a história de 5 amigos que estudam juntos numa universidade de arte e arquitetura. O anime vai mostrar a relação de amizade, amor e relacionamentos entre eles, além de tratar sobre o próprio amadurecimento dos personagens com muito bom humor e sensibilidade.” Honey & Clover fala com humor (e também alguns dramas comoventes) sobre amizade, profissão, amor platônico, e vários temas cotidianos que sabemos bem. A palavra-chave aqui é amadurecimento, e vemos os 5 amigos – Yuuta Takemoto, Takumi Mayama, Shinobu Morita, Hagumi Hanamoto e Ayumi Yamada – aprendendo a encarar  vida e seus dilemas, ao longo de 5 anos de convivência. O anime é derivado do mangá escrito por Chika Umino de 2000 a 2006, que teve 10 volumes e 64 capítulos publicados. Foram 26 episódio na 1 temporada (2 OVAs) em 2005 e mais 12 na 2ª, que foi ao ar em 2006.

#1bomjogo: Life is Strange

maxresdefault.jpg

Sinopse: “Maxine Caulfield, volta para a  cidade ficitícia de Arcadia Bay, Oregon, para estudar fotografia, e um dia descobre possuir a habilidade de voltar no tempo sempre que quiser, alterando a realidade como em um efeito borboleta. Isso acontece após Max testemunhar um crime no banheiro do colégio, que envolve alguém muito importante para ela no passado.” Life is Strange é um jogo adventure com 5 episódios desenvolvido pela Dontnod Entertainment em 2015 e conta com versões para PC, Xbox 360,  Xbox One, PS3 e PS4 (o 1º episódio está disponível gratuitamente na Xbox Live e na PSN Store). Apesar de ter ciência e viagem no tempo, o principal motivo para o desenrolar da história  é a amizade entre Max e Chloe. Life is Strange é meu jogo preferido por inúmeros motivos, entre eles o envolvimento e emoções que provoca (o jogador fica realmente abalado em alguns momentos), sem falar na trilha sonora sensacional e nas referências a filmes e séries. Vou explicar mais a respeito dele ainda essa semana, aguardem. Assista ao trailer do jogo aqui (essa música 💜)

#1bomlivro: As Vantagens de ser Invisível

the-perks-of-being-a-wallflower-wallpaper-we-are-infinite

Sinopse: “Ao mesmo tempo engraçado e atordoante, o livro reúne as cartas de Charlie, um adolescente de quem pouco se sabe – a não ser pelo que ele conta ao amigo nessas correspondências -, que vive entre a apatia e o entusiasmo, tateando territórios inexplorados, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e ao mesmo tempo fugir dela. As dificuldades do ambiente escolar, muitas vezes ameaçador, as descobertas dos primeiros encontros amorosos, os dramas familiares, as festas alucinantes e a eterna vontade de se sentir “infinito” ao lado dos amigos são temas que enchem de alegria e angústia a cabeça do protagonista em fase de amadurecimento.”  Em A Vantagens de ser Invisível Charlie é um adolescente solitário dos anos 1990, que aos anos 15 anos de idade não tem amigos e nem viveu grandes emoções, mas depois de conhecer os irmãos Sam e Patrick vê essa realidade triste mudar, aprendendo sobre amizade e convivência com pessoas tão diferentes dele. Somos envolvidos em seus dramas como se o autor quisesse nos colocar no lugar do amigo anônimo para quem Charlie escreve suas cartas. O livro, que foi escrito pelo norte-americano Stephen Chbosky e publicado pela 1ª vez nos Estados Unidos em 1999, tem 223 páginas: dá pra ler rapidinho. Recomendo também a adaptação cinematográfica de 2012, dirigia pelo próprio autor.

#1boaHQ: Laços

turma-da-monica-lac3a7os-imagem-especial

Sinopse: “O Floquinho desapareceu. Para encontrar seu cachorro de estimação, Cebolinha conta com os amigos Cascão, Mônica e Magali e, claro, um plano ‘infalível’.” Laços é a 2ª publicação do selo Graphic MSP (Maurício de Sousa Produções), que consiste em artistas brasileiros redesenharem e reescreverem histórias dos persongens do Maurício com estilo próprio. Laços foi escrito e desenhado pelos irmão Lu e Vitor Cafaggi (que já foi recomedado aqui por suas tirinhas Valente, compiladas pela Panini), e além dos lindos desenhos e do comovente enredo, somos agraciados com várias referências à cultura pop durante toda a aventura vivida pelos inseparáveis amigos. Um belíssimo retorno à infância através dessa turma que marcou presença na vida de muitos brasileiros.

Um bom dia do amigo pra você!

 

Siga nossas redes e não perca nada!
Facebook| Instagram | Twitter | Filmow| Google +


 

  • Até a Eternidade (Les petits mouchoirs. França, 2010. Direção e Roteiro: Guillaume Canet. IMDB: 7,1)
  • As Vantagens de ser Invisível (The Perks of Being a Wallflower. EUA, 2012. Direção e Roteiro: Stephen Chbosky. IMDB: 8,0)
Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s