#1boaHQ: Valente

Desde criança, ter um pedaço de papel e um lápis na mão sempre foi ter um momento de viagem aos mundos que estavam na minha cabeça. Ver o herói empunhar sua espada ou um grupo de guerreiros salvar o planeta foram momentos que ganharam vida em cada traço, balão de fala ou quadrinho que eu conseguia fazer, e tudo isso veio da paixão pelas HQs. A arte de contar uma história em quadrinhos sequenciais requer muita habilidade em escolher as melhores cenas, as melhores falas, e com isso dar vida à desenhos parados. É ainda mais difícil construir tudo isso em um espaço curto de 3 ou 4 quadrinhos, como as famosas tirinhas de jornal. Como grandes mestres dessa arte, dá para falar de Bill Watterson (Calvin e Haroldo), Charles Schulz (Peanuts), Jim Davis (Garfield). E um aprendiz, mas com todo o talento e delicadeza, tem se destacado no Brasil: o valente Vítor Cafaggi.

O Vítor nunca escondeu ser fã das histórias do Homem-Aranha e que isso o motivou a desenhar, foi através disso que o conheci. Unindo suas as duas paixões dos quadrinhos –Homem-Aranha e Calvin e Haroldo – Vítor usou como grande escola as tirinhas do Puny Parker, que contavam a história do pequeno Peter Parker em suas desventuras. Chegaram num total de 140 e estão todas disponíveis no blog do autor, que você deve conhecer clicando aqui. Do amadurecimento que veio com o Puny Parker, surgiu a bela, divertida e cativante obra-prima do Vítor: o Valente.

As novas tirinhas do Vítor retratam as aventuras do jovem catioro Valente e seus dilemas e desventuras amorosas. Através de animais antropomórficos – entre interesses românticos, amigos, parentes e o próprio Valente – é muito fácil se identificar com cada personagem e cada situação que o pequeno pastor alemão se envolve. Tenho certeza que em sua vida já apareceu uma Dama ou uma Princesa, e você acabou tendo as inseguranças e a coragem de enfrentar essas situações do mesmo jeito que o personagem.

image description

Valente para sempre

Valente já teve quatro compilados lançados pela Panini: Valente para sempre, Valente para todas, Valente por opção e Valente para o que der e vier. Todos eles em edições muito cuidadosas em mostrar o traço delicado e fluido, que te fazem ler tudo numa sentada. As histórias ainda são recheadas de referências à cultura pop, como filmes, músicas, jogos e animes (Ai, Shiryu!). Então você que está lendo esse texto e ainda não conhece Valente, saiba que sua vida está prestes a mudar… para sempre.

image description

Valente para todas

Como tudo na vida, você acaba cansando de algumas coisas e as deixa de lado, e isso aconteceu comigo e o desenho. Aqueles mundos estavam sumidos, o papel e o lápis não eram mais a maior diversão, até que o carinho e sutileza do traço do Vítor reacenderam a minha paixão por quadrinhos e pelo desenho, e com cada traço que rabisquei o Valente fica o meu “Muito obrigado, Vitor Cafaggi!”.

 

Bons quadrinhos pra você!

 

Siga nossas redes e não perca nada!
Facebook| Instagram | Twitter | Filmow| Google +


Anúncios

Um comentário sobre “#1boaHQ: Valente

Comentários

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s