Dia Mundial do Rock: 10 dicas (e 3 bônus)

Hoje, Dia Mundial do Rock, a gente preparou 10 dicas (e mais 3 bônus) de filmes que contam parte da história do gênero musical através de grandes nomes conhecidos mundialmente. O rock tem ritmos africanos como influência, e também estilos musicais como blues, country, jazz e folk e no início consistia basicamente na fusão desses ritmos. O rock se desenvolveu na década de 1950: a expressão “rock and roll” surgiu em 1951, e em 1955, com “Rock Around The Clock“, de Bill Haley, o novo gênero musical começou a conquistar espaço.

Porém, rock é mais que apenas música: é um importante movimento sócio-cultural do século XX, tendo criado raízes na atitude crítica e contestadora da juventude norte-americana sobre a sociedade após a guerra e ganhado visibilidade e adeptos do estilo e movimento em todo o mundo durante a década de 1960, conhecida como Anos Rebeldes, devido aos grandes movimentos pacifistas e manifestações contra a Guerra do Vietnã. Na década seguinte, passa a abranger inúmeras variações e subgêneros, como punk rock, folk rock, hard rock, space rock, progressive rock, entre outros. Saiba mais clicando aqui, aqui e aqui.

Tentamos organizar as dicas de hoje a partir do aparecimento de cada nome na cena musical do rock, a fim de traçarmos uma trajetória linear do período compreendido entre a década de 1950 até o início dos anos 1980. Lógico que sendo uma lista de apenas 13, muitos filmes ficaram de fora, do mesmo jeito que muitos artistas extremamente populares deixaram de ser comentados, uma vez que nem todos eles têm filmes produzidos e não assistimos a todas as produções sobre rock já feitas, né. Alguns títulos foram guardados para outras oportunidades de abordarmos o tema ou os artistas separadamente. 🙂

 

1. Elvis – O Início de uma Lenda (2005)

elvis-presley.jpg

Sinopse: Elvis Presley foi um dos pioneiros do rock and roll na década de 1950 e hoje é mundialmente conhecido como o Rei do Rock (há controvérsias) e um dos maiores ícones da cultura pop. A minissérie Elvis (O Início de uma Lenda), produzida pela CBS, tem 2 episódios e trata da história pessoal e profissional de Elvis Presley, entre os anos de  1954 e 1968. Jonathan Rhys Meyers, que interpreta o cantor, recebeu o Globo de Ouro de Melhor Performance de Ator em Minissérie ou Filme Feito para Televisão.

 

2. Não Estou Lá (2007)

não-estou-lá.jpg

Sinopse: “Filme que dramatiza a vida e música de Bob Dylan, através de várias facetas de sua personalidade, cada uma delas personificadas por um ator diferente ( seis ao todo –  Marcus Carl Franklin, Ben Whishaw, Heath Ledger, Christian Bale, Richard Gere e Cate Blanchett. Musicalmente, fisicamente, psicologicamente, as alterações do seu personagem público dialogaram com acontecimentos sociais e ocasionaram múltiplas repercussões culturais. “  Bob Dylan é porta-voz de uma geração que sempre experimentou mudanças ao longo da vida, especialmente durante os anos de 1960, quando passou a  usar o rock como forma de protesto.

 

3. Os Reis do Iê, Iê, Iê (1964)

os-reis-do-ie-ie-ie.jpg

Sinopse: “O ano é 1964 e a Beatlemania está no seu auge. Os quatro rapazes de Liverpool estão a ponto de mudar o mundo da música – se conseguirem deixar o quarto do hotel onde estão hospedados. Enfrentando produtores nervosos, fãs histéricos e parentes problemáticos, Paul, John, George e Ringo buscam de todas as maneiras se divertir e ao mesmo tempo cumprir seus compromissos firmados.”Os Reis do Iê, Iê, Iê  foi o 1º filme realizado pela banda e com ele foi lançado um álbum com o mesmo nome. Inspirados em Elvis Presley, os Beatles viram no cinema mais uma forma de promover sua música. O filme concorreu aos Oscars de Melhor Roteiro Original e Melhor Trilha Sonora, composta por sucessos da banda de Liverpool, considerado o grupo musical mais bem-sucedido e aclamado da história da música popular.

 

4. Janis: Little Girl Blue (2015)

janis-joplin.jpg

Sinopse: “Ela criou um lugar para as mulheres no mundo do rock. Ela foi a pioneira. A garota branca com uma voz feroz, com soul, que invadiu a cena musical dominada pelos homens. Nascida em uma pequena cidade do Texas, Janis, que morreu em 1970, aos 27 anos, ganha agora um documentário que revela a história de um ícone, uma mulher em uma América ultra-conservadora, lutando contra seus demônios interiores e vícios, e que em apenas poucos anos de carreira marcou para sempre a história do rock and roll.” O documentário de 2015, dirigido por Amy Beg, é um relato de uma vida épica e turbulenta que mudou o mundo da música.

 

5. The Doors (1991)

the_doors-movie-oliver_stone.jpg

Sinopse: “Anos 1960, EUA. Uma das mais sensuais e excitantes figuras da história do rock explode nas telas em The Doors, um filme eletrizante sobre o homem, o mito, a música e a magia que foi Jim Morrison. Morrison (Val Kilmer), deus do sexo. Alto Sacerdote do excesso. Um poeta disfarçado na pele de um astro do rock. As mulheres o desejam, os homens desejam ser como ele. Em meio ao sucesso e o uso indiscriminado de drogas, Morrison se relaciona com Pamela Courson (Meg Ryan) e com a jornalista Patricia Kennealy (Kathleen Quinlan), uma mulher mais velha que adota o sadomasoquismo.” Dirigido por Oliver Stone. A banda The Doors atuou entre os anos de 1965 e 1972.

 

6. The Other One: The Long, Strange Trip of Bob Weir (2014)

the-other-one-the-long-strange-trip-of-bob-weir-poster.jpg

Sinopse: “O documentário, produzido pela Netflix, mostra um olhar profundo sobre a vida do músico Bob Weir, co-fundador da banda Grateful Dead – passando por sua infância, à parceria genial com Jerry Garcia e detalhes afetivos da história de Weir.” Grateful Dead foi uma banda norte-americana de rock formada em 1965 na cidade de São Francisco, Califórnia, que fundia em suas composições elementos do folk rock, country, rock psicodélico, space rock, além das performances que se transformavam numa longa sessão de improvisações. A banda esteve em atividade de 1965 até 1995.

7. Sid & Nancy (1986)

sid-nancy-.jpg

Sinopse: “Baseado em eventos reais, relata a história de vida do ex ídolo da juventude punk inglesa, o polêmico baixista da banda britânica de punk rock Sex Pistols, Sid Vicious (interpretado por Gary Oldman), que mudou radicalmente sua vida ao conhecer a groupie Nancy Spungen (Chloe Webb). Os escândalos e o modo de vida à la “sexo, drogas e rock’n’roll” resultaram no afastamento de Sid da banda e na morte de ambos.” Uma trágica história de amor (no Brasil recebeu o subtítulo O Amor Mata, igual ao poster). Sex Pistols foi  uma banda formada em Londres em 1975 e considerada responsável pelo início do movimento punk no Reino Unido.

 

8. The Runaways (2010)

runaways.jpg

Sinopse: “O filme aborda o período entre 1975-1977 do ponto de vista de Cherie Currie (Dakota Fanning), a vocalista da banda The Runaways. Joan Jett (Kristen Stewart) tinha o sonho de montar uma banda de rock, formada apenas por mulheres. Ela encontra apoio em Cherrie Currie, que integra a banda, e no empresário Kim Fowley (Michael Shannon).” O roteiro foi adaptado do livro Neon Angel: A Memoir of a Runaway, escrito por Cherie Currie. O filme é repleto de clichês mas vale a pena por mostrar a trajetória de uma banda de rock feminina no meio de uma cultura excludente e machista.

 

9. Velvet Goldmine (1998)

velvetgoldmine.jpg

Sinopse: “Em 1971, o glam rock invade o mundo da música britânica, provocando uma verdadeira revolução, não apenas na música mas também nos costumes da sociedade. O ícone do movimento Brian Slade (Jonathan Rhys-Meyers), roqueiro que leva garotas e rapazes a pintarem as unhas, usarem batom e explorarem sua sexualidade. Incapaz de lidar com a fama adquirida, Brian forja sua própria morte, com a farsa sendo descoberta logo depois. Anos mais tarde, um jornalista inglês (Christian Bale) começa a investigar seu desaparecimento”. Quem gosta de David Bowie e Iggy Pop verá inúmeras referências aos dois nesse filme, que concorreu ao Oscar de Melhor Figurino. O glam rock (abreviação de Glamour Rock) é um gênero musical criado na Inglaterra, marcado por trajes e artistas com características andróginas, extravagantes, maquiagem e muito brilho.

 

10. Control (2007)

control.jpg

Sinopse:Os últimos anos da vida de Ian Curtis (Sam Riley), vocalista da lendária banda inglesa de pós-punk Joy Division. Curtis, que teve uma trajetória curta e intensa, ficou famoso por seu talento de letrista e por suas performances épicas à frente da banda. Sofrendo com os ataques de epilepsia, sem saber como lidar com o seu talento e dividido entre o amor por sua mulher e filha e um caso extraconjugal, ele se enforcou em 18 de maio de 1980, aos 23 anos, na véspera da primeira turnê norte-americana da banda .” Control, que foi rodado em preto e branco e se baseia no livro escrito pela esposa de Ian, Deborah Curtis, detalha a vida turbulenta do jovem músico, que forjou um novo gênero a partir da cena punk rock britânica dos anos 1970 com a banda Joy Division, que ele liderou de 1977 a 1980.


Bônus:

 Quase Famosos (2000)

almost-famous.jpg

Sinopse: “Um fã ávido por rock’n’roll consegue um trabalho na revista americana Rolling Stone, para acompanhar a banda Stillwater em sua primeira excursão pelos Estados Unidos. Porém, quanto mais ele vai se envolvendo com a banda, mais vai perdendo a objetividade de seu trabalho e logo estará fazendo parte do cenário rock dos anos 70.” O filme é semi-autobiográfico, uma vez que o diretor, Cameron Crowe, quando adolescente, também escreveu para a revista Rolling Stone e acompanhou parte da turnê da banda Led Zeppelin. A banda Stillwater é na verdade uma mistura de três grupos que o diretor Cameron Crowe adorava: Led Zeppelin, The Allman Brothers BandLynyrd Skynyrd. Quase Famosos concorreu aos Oscars de Melhor Atriz Coadjuvante (Frances McDormand e Kate Hudson), Melhor Edição e conquistou o prêmio na categoria Melhor Roteiro Original.

 

 Rock ‘N’ Roll High School (1979)

rock-n-roll-high-school.jpg

Sinopse: “Conta com a participação na íntegra da banda de punk rock, Ramones. A Escola Vince Lombardi nunca mais será a mesma depois que Riff Randall (P. J. Soles), grande fã de rock introduzir na instituição o som de sua banda preferida. Para o desespero da diretora Miss Togar (Mary Woronov), seus alunos e professores resolvem cair na dança e transformam a escola num verdadeiro campo de batalha entre a disciplina e o rock.” Muita gente critica a participação da banda nesse filme, que é uma comédia bem pastelão com atuações e elementos bizarros, mas eu não poderia deixar os Ramones, dirigidos por Joe Dante, de fora dessa lista, né.

 

 O Fantasma do Paraíso (1974)

o-fantasma-do-paraíso.jpeg

Sinopse: “Swan (Paul Williams) é um famoso produtor satânico de discos que está criando o PARAÍSO, uma casa de espetáculos que está planejada para ser o novo templo do rock. Como precisa de uma música para inaugurar decide roubar a música do cantor e compositor Winslow Leach (William Finley), canção que retrata a trajetória de Fausto, o lendário mago, que vendeu sua alma ao diabo”O Fantasma Do Paraíso, escrito e dirigido pro Brian De Palma, é uma adaptação livre do O Fantasma da Ópera (romance de Gaston Leroux), O Corcunda de Notre Dame (obra de Victor Hugo) e Fausto (conto alemão adaptado por Goethe). Uma sátira bizarra, mas com críticas pertinentes à indústria musical e do rock dos anos 1970. Indicado ao Oscar de Melhor Musical Original, o filme tem até cena que parodia Psicose.

Bons filmes pra você!

 

Siga nossas redes e não perca nada!
Facebook| Instagram | Twitter | Filmow| Google +


 

  1. Elvis – O início de uma lenda (Elvis, EUA| Alemanha, 2005. Direção: James Steven Sadwith. Roteiro: Patrick Sheane Duncan. IMDB:7,4)
  2. Não Estou Lá (I’m Not There. EUA | Alemanha | Canadá, 2007. Direção: Todd Haynes. Roteiro: Todd Haynes | Oren Moverman. IMDB: 7,0)
  3. Os Reis do Iê Iê Iê (A Hard Day’s Night, Reino Unido, 1964.  Direção: Richard Lester. Roteiro: Alun Owen. IMDB: 7,7)
  4. Janis: Little Girl Blue (EUA, 2015. Direção: Amy Berg. IMDB: 7,5)
  5. The Doors (EUA, 1991. Direção: Oliver Stone. Roteiro: Oliver Stone | Randall Jahnson. IMDB: 7,2)
  6. The Other One: The Long, Strange Trip of Bob Weir (EUA, 2014. Direção: Mike Fleiss. IMDB: 7,6)
  7. Rock ‘n’ roll High School (EUA, 1979. Direção: Allan Arkush | Joe Dante. Roteiro: Rochard Whitley | Russ Dvonch | Joseph McBride | Allan Arkush | Joe Dante. IMDB: 6,8)
  8. Sid & Nancy (Sid and Nancy, Reino Unido,1986. Direção: Alex Cox. Roteiro: Alex Cox | Abbe Wool. IMDB: 7,1)
  9. The Runaways (EUA, 2010. Direção e Roteiro: Floria Sigismondi. IMDB: 6,6)
  10. Velvet Goldmine (EUA | Reino Unido, 1998. Direção: Todd Haynes. Roteiro: Todd Haynes | James Lyons. IMDB: 7,0)
  11. Control ( Reino Unido | EUA | Austrália | Japão, 2007. Direção: Anton Corbijn.  Roteiro: Matt Greenhalgh. IMDB: 7,7)
  12. Quase Famosos (Almost Famous, EUA, 2000. Direção e Roteiro: Cameron Crowe. IMDB: 7,9)
  13. O Fantasma do Paraíso (Phantom of the Paradise, EUA, 1974. Direção e Roteiro: Briam De Palma. IMDB: 7,4)
Anúncios

Comentários

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s