O Fantástico Sr. Raposo

 O Sr. Raposo (dublado por George Clooney) e sua família vivem embaixo de uma árvore, onde dividem o espaço com outros animais do bosque. Para alimentar a família e seus amigos, o Sr. Raposo toda noite rouba os fazendeiros da redondeza. Cansados disso, os três fazendeiros resolvem dar um fim no Sr. Raposo e na sua turma.

 

OBS: Tem na Netflix

O texto a seguir contém spoilers

 

O Fantátisco Sr. Raposo é uma animação em stop motion (onde modelos em miniaturas geralmente feitos artesanalmente são movimentados e fotografados quadro a quadro), baseada no livro de mesmo nome escrito por Ronald Dahl (o mesmo autor de A Fantástica Fábrica de Chocolate), publicado em 1970. O filme – que concorreu aos Oscars de Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Filme de Animação em 2010 – fala sobre uma família de raposas e de outros animais que passam a ser perseguidos por fazendeiros após o Sr. Raposo roubar suas galinhas.

O Fantástico Sr. Raposo começa mostrando as aventuras que o Sr. e a Sra. Raposo viveram na juventude, até ela descobrir que estava grávida e decidirem abandonar a vida delinquente. Assim, o Sr.  Raposo vira colunista em um jornal e a Sra. Raposo se torna uma dedicada dona de casa e mãe amorosa. O filho do casal, Ash, é um adolescente irritadiço que fica ainda pior com a chegada do primo Kristofferson – que vai ficar com eles enquanto o pai está doente. Kristofferson executa tudo com maestria e consegue facilmente a admiração do  Sr. Raposo, porém desperta o ciúme de Ash e sua vontade em se provar tão bom quanto o primo.

Enquanto isso, o Sr. Raposo passa a roubar galinhas novamente, escondendo os crimes da esposa, que não demora a desconfiar. Os fazendeiros, incomodados com os roubos crescentes, iniciam uma caçada à família, que acaba por prejudicar e envolver os demais habitantes do bosque na confusão. Em certo momento, a Sra. Raposo pergunta ao Sr. Raposo por que ele insiste em mentir para ela e em continuar comentendo crimes, ao que ele responde “porque eu sou selvagem” e aí reside o ensinamento do filme: uma raposa que cansou de negar sua real natureza aventureira e indomável.

O filme apresenta uma fotografia caprichada sempre com tons alaranjados e belas cores; a trilha sonora, composta por Alexandre Desplat, contém bandas conhecidas do público (The Rolling Stones, The Beach Boys); a animação é bem feita e as expressões dos animais são bastante destacadas. Além disso, chega a ser impressionante notar a simetria com a qual o diretor trabalha – perceba como muitas cenas apresentam objetos ou personagens no centro da tela e elementos iguais de um lado e do outro, como se fossem imagens refletidas em espelho. É uma característica comum à filmografia de Wes Anderson, conhecido também pelo uso das cores nos cenários, figurinos e fotografia, pelo perfeccionismo técnico e temáticas recorrentes. Quem conhece o cineasta, vai reconhecê-lo inteiramente assistindo a essa obra.

O Fantátisco Sr. Raposo conta com as participações de George Clooney, Meryl Streep, Anjelica Huston e Bill Murray na dublagem original, mas a versão em português não faz feio, caso seja sua opção. Mais uma vez, essa não é uma indicação exclusivamente feita para crianças, pois embora tenha seus momentos bobos e engraçadinhos, sua lição de moral, alguns diálogos peculiares e o esmero visual – que deve agradar perfeccionistas iguais a Anderson – parecem ter sido feitos muito mais para a apreciação dos adultos, que entenderão melhor a mensagem sobre a ousadia e coragem necessárias na busca pela verdadeira essência, frente à submissão e ao conformismo.

Um bom filme pra você!

 

Siga nossas redes e não perca nada!
Facebook| Instagram | Twitter | Filmow| Google +


Nome original: Fantastic Mr. Fox (EUA, 2009)

Direção: Wes Anderson

Roteiro: Wes Anderson | Noah Baumbach

Gênero: Animação | Aventura | Comédia

IMDB: 7,8

 

Anúncios

Um comentário sobre “O Fantástico Sr. Raposo

Comentários

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s