Super 8

Durante o verão de 1979, um grupo de amigos testemunha um acidente de trem enquanto produzem um filme amador para um festival de cinema da região. Juntos, os amigos decidem investigar os eventos inexplicáveis que acontecem após o estranho acidente.

Para ver o trailer, clique aqui

 

OBS: Tem na Netflix

O  texto a seguir contém spoilers

Hoje o diretor, produtor e roteirista J.J. Abrams, responsável por séries como Lost, Fringe, Person of Interest e os novos filmes das franquias Star Trek e Star Wars, está completando 50 anos. Em sua homenagem, resolvemos indicar Super 8, que ele escreveu o roteiro, produziu e dirigiu em 2011. O filme evoca o clima de clássicos aclamados pelo público que retrataram aventuras juvenis nos anos 80, sendo também uma clara homenagem a  Steven Spielberg (que participa da produção), de quem Abrams é fã assumido. Ele inclusive revelou que em sua adolescência foi convidado pela produtora Kathleen Kennedy (hoje presidente da Lucasfilm) a restaurar os filmes que Spielberg rodou em 8mm ao longo de sua infância.

Super 8 se passa no ano de 1979 e começa com a trágica morte de Elizabeth Lamb (Caitriona Balfe – a Claire de Outlander), mãe de um adolescente de 14 anos chamado Joe. Elizabeth foi vítima de um acidente de trabalho fatal enquanto cobria o turno de seu colega Louis Dainard (Ron Eldard), que se recuperava de uma ressaca. Quatro meses depois, Joe e o pai, Jack Lamb (Kayle Chandler) – delegado da cidade – tentam voltam à vida normal após a dolorosa perda. Um dos amigos de Joe, Charles (Railey Griffiths), decide produzir um filme amador para concorrer no Festival Internacional de Cleverland de Super 8, e com a ajuda de Joe e seus amigos Preston (Zach Mills), Cary (Ryan Lee), Martin (Gabriel Bsso) e Alice (Elle Fanning) iniciam as gravações.

Alice é filha de Louis Dainard, e Jack o culpa pela morte da esposa, exigindo que o filho se afaste da garota, o que Joe não faz, uma vez que se apaixonou por ela. O grupo de amigos se prepara para as filmagens, e estão gravando cenas do filme quando aparece um trem e eles decidem usá-lo como plano de fundo da cena. Porém um carro cruza os trilhos e para na frente do trem, provocando um acidente de grandes proporções. Os garotos saem correndo  para não serem atingidos pelos destroços e largam a câmera, que continua gravando por um breve momento. Eles acabam descobrindo que um professor deles, dr. Woodward (Glynn Thruman), assim como o exército, estão envolvidos não apenas no acidente mas na misteriosa carga transportada pelo trem. A partir de então, Joe e seus amigos embarcam numa aventura que envolve mais perigos do que imaginam.

Além da inspiração anteriormente mencionada em Spielberg e suas obras E.T. (1982) e Os Goonies (1985, roteiro e produção), Super 8 também nos faz lembrar, com prazerosa saudade, de filmes como Conta Comigo (1986) Viagem ao Mundo dos Sonhos (1985), contando também com referências a clássicos lançados na época em que a trama se passa: preste atenção aos ambientes e verá posters de Halloween (1978), da série Star Trek (1966), revistas Creepy (anos 1960). Indo ainda mais longe, referencia o aclamado realizador de filmes de zumbis George Romero, roteirista e diretor de Dawn of the Dead (1978), que também aparece, sem falar na temática zumbi do filme produzido pelos garotos, que é exibido durante os créditos finais. Assim, por toda a atmosfera despretensiosa e pela nostalgia que provoca, Super 8 é ótima opção para adultos que acompanharam os clássicos citados durante a juventude e também para seus filhos, valendo a mensagem de companheirismo e pureza das amizades que fazemos na infância.

Um bom filme para você!

 

Siga nossas redes e não perca nada!
Facebook| Instagram | Twitter | Filmow| Google +


Nome original: Super 8 (EUA, 2001)

Direção e Roteiro: J.J. Abrams

IMDB: 7,1

 

 

 

 

 

Anúncios

2 comentários sobre “Super 8

Comentários

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s