#1bomanime: Capeta

OBS: Tem no YouTube (legendado)

Uma boa regra para conhecer novas obras é não julgar o conteúdo pela capa ou, nesse caso, pelo nome. Para a nossa cultura, pode soar bem estranho indicar um anime de nome Capeta, ainda mais um anime de esporte chamado Capeta, mas a cada episódio o desenho mostra a bravura e a sensibilidade que o personagem apresenta de corrida em corrida, dando mais significado ao nome.

Capeta conta a história do pequeno Taira Capeta, um menino de 10 anos, órfão de mãe, que passa o dia sozinho enquanto seu pai trabalha. Preocupado com o filho, Taira Shige percebe o quanto o garoto gosta de carros e, com sucatas, constrói um kart para a diversão do Capeta. Com o passar dos episódios (são 52 no total), dá para perceber o quanto a velocidade vai se tornando parte importante da vida e formação da criança.

Por mais que a base do anime seja mostrar o sonho e a jornada de Capeta em ganhar cada corrida, superar seu rival (e inspiração) Naomi Minamoto e quem sabe chegar à Formula 1, a animação vai muito mais além disso, mostrando com muita sutileza a relação de pai e filho, a diversão do Capeta ao chegar em cada competição com seus amigos Monami e Nobu (ótimos coadjuvantes, assim como o macaco Sarukki) e a emoção de realmente torcer em cada corrida.

O anime é uma adaptação do mangá de mesmo nome escrito por Masahito Soda a partir de 2003 e que ainda está em publicação no Japão. Não há qualquer sinal de publicação no Brasil, o que é uma pena, porque além da história que foi fielmente adaptada, o mangá ainda conta com várias participações de pilotos e equipes reais. É interessante falar que tecnicamente a animação é muito bem feita e é aliada à computação gráfica usada para mostrar os carros com mais detalhes.

A experiência de assistir a Capeta extrapola o simples gosto de ver esportes de velocidade, e não será surpresa você se pegar torcendo em alguma corrida, mesmo não gostando do esporte, ou perceber que está chorando de emoção ao ver uma criança feliz apenas por se divertir na chuva. O que eu quero dizer é: se gosta de corridas, assista a Capeta; se não gosta, assista também. Ah!, e se mesmo depois de saber do que se trata esse anime você ainda olhar torto devido ao nome, saiba que os kanji que formam a palavra Capeta significam “quem luta pelo sonho”.

Assista à 1ª abertura do anime aqui

Um bom anime pra você!

 

Siga nossas redes e não perca nada!
Facebook| Instagram | Twitter | Filmow| Google +


 

Nome original: カペタ | Kapeta (Japão, 2005)

Direção: Shin Misawa

Estúdio: Studio Comet e Delphi Sound (áudio)

Número de episódios: 52 (30 min./cada)

Exibição: 04 de outubro de 2005 a 26 de setembro de 2006

IMDB: 8,8

 

Anúncios

Comentários

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s