Megamente

Megamente (voz de Will Ferrell no original e Cláudio Galvan na dublagem brasileira) é um supervilão da cidade de Metro City que, após fracassar com diversos planos mirabolantes, finalmente consegue destruir o super-herói Metro Man (Brad Pitt/ Thiago Lacerda). Agora, sem alguém para enfrentar, Megamente precisa de uma nova motivação para viver.

Para ver o trailer, clique aqui

OBS: Tem na Netflix

“Até o destino tem seus favoritos”. É com essa lição que Megamente dá o recado inicial sobre a história que se seguirá. Megamente é um vilão com uma imensa cabeça azul (devido à super inteligência conferida pelo seu super cérebro), que é enviado à Terra pelos pais ainda bebê depois da destruição de seu planeta. O problema é que ao mesmo tempo outro bebê com superpoderes também é enviado a nosso planeta, ocupando um lugar na cidade de Metro City que poderia ter sido de Megamente. Enquanto o bebê com aparência humana cai em uma residência luxuosa e é logo acolhido por seus novos pais e colegas de escola, Megamente cai em uma prisão para crimosos talentosos e aprende desde cedo o que é maldade e a conviver com a rejeição.

Taxado como um ser do mal desde a infância, Megamente decide incorporar o personagem e se tornar “o supervilão mais malvado de todos”. Do outro lado, Metro Man passa a ser o herói da cidade, a salvando de todos os perigos com seus grandes poderes, altruísmo  e coragem. Sim, é tudo uma clara referência ao Superman (tem a repórter apaixonada que é a mocinha do filme, por exemplo): a ideia aqui é subverter e desconstruir o que reconhecemos como herói e vilão. Megamente mostra que ao mesmo tempo em que ninguém nasce mau, um herói pode simplesmente não ter escolhido ser herói, ainda que acabe se tornando um. Além do ambiente, são as escolhas e atitudes que moldam o modo como seremos vistos, e que criam tanto heróis quanto vilões – indicando que aquele papo de o destino ter seus favoritos não é bem assim.

Quando Megamente finalmente consegue atingir o seu objetivo de derrotar o herói (isso não é spoiler, faz parte da sinopse do filme), ele perde sua motivação e sua vida perde o sentido, pois não tem mais a quem enfrentar. “Nós temos tudo mas não temos nada. Tudo está fácil demais”, diz ele em determinado momento ao peixe que é seu servo. Então ele bola outro plano maluco para recuperar o significado de sua existência. É claro que tudo dá novamente errado e ele tem que assumir uma nova postura e aí está um ponto inteligente do roteiro, que promove mudanças entre os representantes do bem e do mal em seu desenvolvimento – temos o herói, o vilão, o que tinha tudo para ser herói mas é vencido pela ambição e vingança, o vilão que se transforma em anti-herói.

No fim, Megamente se revela uma boa surpresa não apenas com sua pegada satírica e piadas que nunca soam vazias, como também pelas referências que faz a todo o universo do Superman (a imitação do Marlon Brando é ótima – para quem não lembra o ator viveu o pai do Superman no filme de 1978) e outros ícones famosos na cultura pop – tem música de O Pestinha, cena inicial de O Poderoso Chefão, imagem de Karatê Kid e até cartaz da campanha presidencial de Barack Obama em 2008. Tem ainda a excelente trilha sonora instrumental composta por Hans Zimmer e  vários rocks e pop rocks conhecidos ( AC/DC, Guns N’ Roses, Elvis Presley, Michael Jackson) , que fazem com que Megamente seja uma experiência gratificante tanto para crianças quanto para adultos. Vale a pena dar uma conferida nessa divertida animação da Dreamworks.

Um bom filme pra você!

 

Siga nossas redes e não perca nada!
Facebook| Instagram | Twitter | Filmow| Google +


 

Nome original: Megamind (EUA, Dreamworks Animation, 2010)

Direção: Tom McGrath

Roteiro: Alan Schoolcraft, Brent Simons

IMDB: 7,3

Anúncios

Comentários

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s