Dia da Toalha – Parte III

Os livros de O Guia do Mochileiro das Galáxias foram traduzidos para mais de 30 idiomas. Como já foi falado, a história começou no rádio, como uma rádio-novela. Depois a saga virou livros, série de TV em 1981, jogo para PC em 1984, HQs publicados pela DC Comics nos anos de 1993 a 1996. Também foi adaptada para audiobooks, peça de teatro e filme.

A série: “The Hitchhiker’s Guide to the Galaxy” (1981)

The Hitchhiker's Guide to the Galaxy TV series 1981

A popularidade da série de rádio deu origem a uma série televisiva de seis episódios, dirigida e produzida por Alan JW Bell. A série foi ao ar na BBC2  entre janeiro e fevereiro de 1981. Muitos dos atores da série de rádio participaram, exceto os intérpretes de Ford Prefect e Trillian, substituídos por David Dixon e Sandra Dickinson . Simon Jones interpretou Arthur Dent e o próprio Douglas Adams chegou a fazer participação.

Os 4 primeiros episódios seguem o primeiro livro, enquanto os episódios 5 e 6 se baseiam no segundo, O Restaurante do Fim do Universo (os episódios estão disponíveis online). A série foi um dos grandes sucessos da BBC na época, no entanto, conflitos entre Adams e os produtores, problemas com orçamento e dificuldades na produção nos efeitos visuais acabaram eliminando as chances de uma segunda temporada.

Fonte: Wikipedia


O jogo:

o-guia-do-mochileiro-das-galáxias.jpg

Projetado pelo testador de jogos da Infocom, Steve Meretzky, com participação do próprio Douglas Adams, o jogo foi lançado em 1984 para o Apple II, Macintosh, Commodore 64, DOS, Amiga e Atari. Ele começa igual ao livro, com a destruição da casa de Arthur e seu resgate. O jogo é uma aventura em texto, onde o jogador, no papel de Arthur Dent, resolve uma série de quebra-cabeças para completar vários objetivos para ganhar o jogo. Você pode jogar a versão virtual do game clicando aqui e ver os encartes clicando aqui.

Fonte: Wikipedia


O filme:

o-guia-do-mochileiro-das-galáxias-filme.jpg

Lançado em 2005, foi dirigido por Garth Jennings. Martin Freeman atua como Arthur Dent, Sam Rockwell como Zaphod Beeblebox, Mos Def como Ford Prefect, Zooey Deschannel como Trillian e participação de John Malkovich como Humma Kavula, criado por Adams especialmente para o filme. A produção não fez um grande sucesso, talvez pelas mudanças que emburreceram o roteiro, inserindo acontecimentos e respostas desnecessárias e também a pressa em seu desfecho. A presença do narrador também incomoda, exceto na sequência inicial, quando assistimos a uma espécie de documentário explicando que os golfinhos são mais inteligentes que os humanos. Mesmo assim, os efeitos visuais são convincentes e o mais importante: as piadas estão lá. E podem funcionar muito bem para quem não conhece profundamente os livros e curte humor inglês . O melhor de tudo pra mim é o Marvin (interpretado por Warwick Davis – de Willow: Na Terra da Magia e dublado pelo Alan Rickman), cativante com seu jeito depressivo – mas eu sou suspeita pra falar pois você já deve ter visto que falei de minha paixão por robôs aqui e quem me conhece sabe do meu jeitinho pessimista de ser. Como esse é um blog de indicação de filmes, fica aí mais uma dica pra você.


E então, gostou do nosso mini-especial? Espero que sim, e que ele tenha sido esclarecedor para quem não fazia ideia desse universo que é o do Guia do Mochileiro das Galáxias, mesmo que ainda falte tanta coisa (fica para a próxima)! Quem sabe você não se anima a se aprofundar no assunto, né?! Bem-vindo ao mundo dos nerds!

dia-da-toalha

Até mais e obrigada pelos peixes!

Siga nossas redes e não perca nada!
Facebook| Instagram | Twitter | Filmow| Google +

Anúncios

2 comentários sobre “Dia da Toalha – Parte III

Comentários

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s