Dia da Toalha – Parte II

1.  Sobre Douglas Adams:

douglas_adams.jpg

Adams nasceu em Cambridge, Inglaterra, em 11 de março de 1952. O que faltou em agilidade física, foi compensado por sua admirável inteligência e humor. Ele se formou em Literatura Inglesa na Universidade de Cambridge em 1974. Posteriormente, conheceu Simon Brett, que trabalhava na rádio BBC 4. Juntos eles decidiram produzir um programa humorístico sobre ficção-científica para a rádio BBC. Era o início de “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, uma forma bem humorada (e crítica) de retratar a busca pelo sentido da vida.

Definido como um indivíduo extraordinário, Douglas Adams usou sua importância e intelecto para contribuir de várias formas em mudanças positivas ao seu redor, principalmente em defesa do meio ambiente e do uso consciente da tecnologia, a qual ele acreditava que poderia ser usada para salvar o planeta de quase todos os males.  Ele morreu subitamente no dia 11 de maio de 2001, anos 49 anos, vítima de um ataque cardíaco, deixando a esposa Jane Belson e a filha Polly Jane, na época com 6 anos.


2. A trilogia de 5 livros:

o-guia-do-mochileiro-das-galáxias-livros.jpg

O Guia do Mochileiro das Galáxias – 1º livro, foi publicado em 1979. Conta as aventuras de Arthur Dent e o E.T. disfarçado Ford Prefect, após fugirem da Terra segundos antes de ela ser destruída pelos Vogons, raça alienígena que pretendia construir uma rodovia bem no lugar onde a Terra estava. Prefect realizava pesquisa de campo para a nova edição do Guia do Mochileiro das Galáxias, o melhor e maior guia de viagens interplanetário. Fazem parte da história Zaphod, primo de Ford e presidente da Galáxia, Trillian, uma humana sobrevivente da Terra e Marvin, um andróide paranóide e depressivo, juntos na viagem pela galáxia com a nave Coração de Ouro.

O Restaurante no Fim do Universo – o 2º livro continua a narrar as aventuras dos personagens, agora rumo ao restaurante mais próximo.Eles são atacados por vogons e acabam fazendo uma viagem no tempo e se separando. Arthur e Ford vão parar em um lugar,  Marvin é esquecido em outro e Zaphod e Trilian são enviados para descobrir quem realmente governa o Universo.

A Vida, o Universo e Tudo Mais – Arthur passa 5 anos preso na Terra pré-histórica vivendo em uma caverna, até ser arrastado forçadamente para salvar o Universo dos temíveis e xenófobos robôs do planeta Krikkit, que serve como paródia e crítica de nossa sociedade, principalmente em relação aos conflitos raciais.

Até Mais e Obrigado Pelos Peixes! – Depois de viajar pelo Universo, ver o aniquilamento da Terra, participar de guerras interestelares e conhecer as mais extraordinárias criaturas, Arthur está de volta ao seu planeta. Tudo parece igual mas ele descobre que algo muito estranho aconteceu na sua ausência. Ele então vai procurar a única pessoa capaz de explicar por que a Terra ainda existe.

Praticamente Inofensiva – lançado em 1992, muitos consideram que o 5º livro não faz parte da tal “trilogia de 5”, porque são 13 anos que separam este do 1º livro. Após vários anos, Arthur, que passou a sobreviver fazendo sanduínches, Trillian e Ford se reencontram, mas o que deveria ser uma festejada reunião de velhos amigos vira uma terrível confusão que põe em risco a vida de todos.


OBS 1: Em 2009 – 30 anos após a publicação do 1ª livro – foi publicado E Tem Outra Coisa, escrito por Eoin Colfer, com a permissão da viúva de Adams, como uma continuação da saga de Arthur Dent e seus amigos. Colfer resgata os personagens e os coloca em confusões ainda mais alucinantes ao lado de vogons, peixes-babel, deuses desempregados, computadores irascíveis e alienígenas que dedicam sua imortalidade a ofender todos os seres do Universo.

OBS 2: Textos retirados da sinopses dos livros e do prefácio escrito por Bradley Trevor Greive na edição de 2010 da Editora Arqueiro.

Na terceira e última parte, falamos sobre o filme, o jogo e a série produzidos. Confira aqui.

dia-da-toalha

 

Siga nossas redes e não perca nada!
Facebook| Instagram | Twitter | Filmow| Google +

Anúncios

3 comentários sobre “Dia da Toalha – Parte II

Comentários

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s