Crimes Temporais

Perdoe-me, mas simplesmente não posso escrever a sinopse nem mostrar o trailer desse filme sem estragar a experiência de quem for assistí-lo. Não se trata nem de uma questão de spoiler (até porque é até possível deduzir pelo título) mas sim de eu não querer ser a responsável por entregar logo de cara um elemento específico que é introduzido inesperadamente na trama. Basta saber que um homem chamado Hector (Karra Elejalde) está sentado em seu quintal com seus binóculos quando algo lhe chama a atenção. Pronto, não tenho como falar o que vem depois daí.

Crimes Temporais é um filme espanhol de 2007 – de baixo orçamento ($ 2.600,00), o que pode explicar qualquer estranheza que se tenha com as atuações ou a qualidade das filmagens (embora não tenha me incomodado), mas serve para mostrar que um filme desse gênero não precisa custar caro nem ser recheado de efeitos especiais incríveis para ser bom. Nada importa quando se tem uma boa ideia, um bom roteiro e criatividade. É triste que Crimes Temporais não tenha tido a atenção merecida, e ler clamores para a realização de um remake americano sinceramente é de doer.

Há que se contemplar o mérito do filme na maneira como foi feito, mesmo ou principalmente em suas limitações , e não imaginar como seria se fosse produzido por um grande estúdio. É interessante notar, por exemplo, o cuidado com que tudo foi criado (e recriado), e valorizar o fato de, por exemplo, um dos personagens usar uma camiseta com o desenho de um gato virado para cima e outro para baixo (um gato vivo e um gato morto)*, como um símbolo sutil de tudo que estamos vendo acontecer. Também é brilhante a participação do diretor como o personagem responsável pelo desenrolar dos eventos, em  absoluta referência metalinguística.

Crimes Temporais aborda o tema proposto de forma instigante, com narrativa e montagem diferenciadas e envolventes, beirando o genial. Diante de tudo à que assisti relativo ao tema, Crimes Temporais sem dúvida se destaca como um dos mais inovadores e entra na minha lista de favoritos do gênero. Dê uma chance a esse admirável trabalho espanhol.

Pesquise sobre “O Gato de Schrödinger” APÓS assistir ao filme.

Um bom filme pra você!

 

Siga nossas redes e não perca nada!
Facebook| Instagram | Twitter | Filmow| Google + 


Nome original: Los Cronocrímenes (Espanha, 2007)

Direção e Roteiro: Nacho Vigalondo

IMDB: 7,2

Anúncios

Um comentário sobre “Crimes Temporais

Comentários

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s