Chappie

Em um futuro próximo, a força policial na África do Sul é substituída por robôs, criados pelo cientista Deon Wilson (Dev Patel), que deseja mais que robôs com mera inteligência artificial: ele tem planos de programá-los para pensarem e sentirem de verdade.

Para ver o trailer, clique aqui

 

Eu sou suspeita para falar sobre filmes com robôs: sou apaixonada pelo universo robótico, e todas as questões filosóficas e morais que ele traz. Em Chappie, acompanhamos o protagonista-título em seu processo de desenvolvimento como um ser real, a exemplo de uma criança sendo apresentada às coisas boas e ruins da vida, ao longo de seu crescimento e amadurecimento.

E é aí que ele nos ganha, pela sua ingenuidade, o que gera um carisma instantâneo, ao observarmos os trejeitos divertidos de Chappie e sua confusão com relação à conduta dos homens, principalmente a conduta antagônica daqueles que lhe servem de base: seu criador cientista, sua “mamãe” carinhosa e seu “papai” assaltante. Também é comovente que Chappie tenha consciência de sua existência e de sua fragilidade, quando, por exemplo, indaga seu criador: “por que você me fez só para eu morrer?” (lógico que chorei nessa e outras cenas “cruéis”).

O filme tem um tom leve, às vezes cômico, e não se aprofunda nas questões filosóficas e morais que tanto me sensibilizam em relação a robôs; o vilão de Hugh Jackman  é fraco e pouco desenvolvido; algumas cenas são muitos rápidas – dando a impressão de que foi muito editado para não se prolongar além dos seus 120 minutos de duração. Tudo que vemos é muito simplista, porém o diretor e roteirista,  Neill Blomkamp, não parece mesmo ter a intenção de complicar, e apesar dos pesares citados Chappie não deixa de ser um filme bastante simpático e com efeitos visuais eficientes que tornam difícil não acreditar que aquele robô não exista de verdade.

Um bom filme pra você!

 

Siga nossas redes e não perca nada!
Facebook| Instagram | Twitter | Filmow| Google +


 

Nome original: Chappie ( EUA, 2015)

Direção: Neil Blomkamp

Roteiro: Neil Blomkamp e Terri Tatchell

IMDB: 6,9

Anúncios

Um comentário sobre “Chappie

Comentários

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s